Avaliação das Competências pré- académicas para a entrada no 1º Ciclo

Avaliação das Competências pré- académicas para a entrada no 1º Ciclo

O MEU FILHO VAI PARA O 1º CICLO, E AGORA?

A entrada no 1º ciclo marca uma mudança na vida das crianças e pais, uma etapa importante e por isso mesmo é fundamental ajudar a criança e os pais a viver esta mudança de uma forma segura. Avaliar as capacidades da criança, as suas potencialidades e eventuais dificuldades, identificar as áreas fortes e as áreas em que é necessário intervir é sem dúvida contribuir para o sucesso desta nova fase da aprendizagem.

 

O QUE É A AVALIAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS PRÉ ACADÉMICAS?

Constitui uma avaliação das aptidões escolares da criança em fase pré-escolar, no sentido de identificar as capacidades de aprendizagem e eventuais dificuldades para a aprendizagem dos conteúdos do 1ºciclo do ensino básico.

A QUEM SE DESTINA E QUANDO REALIZAR?

Às crianças em idade pré escolar, entre os 5 e os 6 anos.

Esta avaliação deve ser realizada entre Janeiro e Abril do ano de entrada para o 1º ciclo, para que possa ser delineado um plano de intervenção e adequação, nos casos necessários de modo a potenciar as competências e adequar atividades, essencial para facilitar e promover a aprendizagem.

 

O RELATÓRIO, AS CONCLUSÕES?

Após a avaliação é entregue aos Pais um relatório com as conclusões, informações das áreas avaliadas, áreas fortes identificadas e eventuais áreas com dificuldades que possam necessitar de uma intervenção especializada, assim como eventuais adequações no processo de ensino-aprendizagem da criança. Neste relatório são também dadas recomendações aos Pais e Escola de atividades e estratégias que possam ajudar a criança promover as suas competências e habilidades e potenciar o seu sucesso escolar.

ask-icon