Psicologia Clínica Infantil

Psicologia Clínica Infantil

 

 

A Psicologia Clínica Infantil avalia, diagnostica e intervém nas alterações do comportamento, cognitivas, emocionais das crianças. Com base na avaliação da criança é desenhado um plano de intervenção, um projeto terapêutico que tem em consideração as necessidades da criança. Trata-se pois de um plano de intervenção individualizado que visa responder e ajudar a criança nas suas dificuldades, nomeadamente de ajustamento psicológico, trabalhando sempre em articulação com os Pais e a Escola, numa relação de parceria e proximidade, com vista ao desenvolvimento equilibrado da criança e à promoção da sua saúde mental.

A consulta de Psicologia Clínica Infantil responde entre outras a problemáticas de fobias, medos, ansiedade, tristeza persistente, problemas de comportamento, regulação e gestão emocional, dificuldades de relação, dificuldades em respeitar regras, comportamentos opositores, agressividade, apatia, luto, separação e divórcio dos Pais, avaliação psicológica.

 

Na verdade, a Infância constitui um período rico de aprendizagens, mudanças, desenvolvimento psicológico, cognitivo, emocional e social e neste processo podem existir momentos mais difíceis nos quais a ajuda de um profissional especializado seja decisiva para ultrapassar e viver estes momentos com maior equilíbrio, potenciando os recursos e competências da criança.

A Psicologia Clínica Infantil é também essencial na prevenção, mesmo que não exista um problema declarado, muitas vezes é importante compreender a origem de determinados comportamentos, eventuais desajustamentos, no sentido de intervir precocemente com vista a promover o desenvolvimento saudável da criança e evitar impactos e consequências negativas no futuro.

A Clínica Navegantes tem uma equipa de psicólogos clínicos que avaliam, diagnosticam e intervém nesta fase tão importante da vida, que têm profundos conhecimentos sobre o processo de desenvolvimento infantil, as etapas de desenvolvimento, dando desta forma resposta de uma forma integrada, às crianças e Famílias e às problemáticas e áreas que fazem parte desta fase do ciclo de vida.

ask-icon-short

ask-icon-short