Psicologia Educacional

Psicologia Educacional

A atuação da Psicologia Educacional foca-se no processo de aprendizagem e tem como objetivo fundamental tornar este processo mais eficaz e eficiente, contribuindo para o sucesso escolar e académico de crianças e adolescentes.

Sabemos que as dificuldades de aprendizagem têm um forte impacto no sucesso escolar, tendo também repercussões em outros domínios da vida da criança ou do adolescente, nomeadamente na esfera social, emocional ou comportamental.

Na consulta de Psicologia Educacional para crianças e adolescentes são avaliadas e identificadas as dificuldades da criança e adolescente, as suas necessidades ao nível escolar e a partir daí é desenvolvido um programa de intervenção específico e individualizado.

 

ask-icon

Dificuldades de Aprendizagem

Dificuldades de Aprendizagem

Programa de Intervenção que dá resposta às necessidades ao nível da aprendizagem, ao nível escolar das necessidades e dificuldades identificadas na avaliação, trabalhando competências psicopedagógicas, nomeadamente relacionadas com a leitura, escrita, compreensão, cálculo, entre outras.

Avaliação e Apoio Psicopedagógico

Avaliação e Apoio Psicopedagógico

Nesta vertente da consulta de Psicologia Educacional avalia-se e identifica-se o processo de aprendizagem do aluno, identificando as áreas que possam necessitar de intervenção específica e que estejam a interferir e condicionar o processo de aprendizagem, nomeadamente dificuldades ao nível da leitura, escrita, vocabulário, compreensão, raciocínio, entre outras.

Com base nos resultados desta fase de identificação e avaliação é feita a intervenção com um programa adequado a cada aluno que visa ultrapassar as dificuldades e responder às necessidades individuais de cada criança ou adolescente, promovendo o processo de aprendizagem e sucesso escolar.

A Clínica Navegantes tem uma equipa de profissionais especializados na avaliação multidisciplinar e intervenção com base num programa individualizado para dar resposta a estas questões, trabalhando em articulação e proximidade com os Pais e a Escola.

ask-icon-dark